segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Festa do Tucunaré vai agitar Nhamundá (AM)

A dupla Joelma e Chimbinha agita abertura no interior, dia 23A dupla Joelma e Chimbinha agita abertura no interior, dia 23




A banda Calypso é a principal atração da festa do Tucunaré que começa nesta sexta (23), em Nhamundá (a 375 quilômetros de Manaus) e se estenderá até o domingo, dia 25. A dupla Joelma e Chimbinha cantam na abertura do evento. Um palco foi montado na praia da Liberdade para a apresentação da banda paraense. O show do Calypso está marcado para iniciar a meia-noite, mas desde as 20h, artistas regionais passarão pelo palco.
O cantor Carlinhos do Boi e a banda Arena, de Santarém (PA) agitarão o sábado. No domingo acontecerá a escolha da “Garota Tucunaré 2011”. “Esperamos um público  estimado em 20 mil pessoas”, disse Orsine Junior, da empresa Amazon Show, que organiza o evento.

A banda virá de São Paulo onde realizou dois shows. De Nhamundá Joelma e Chimbinha seguirão para Rondônia e depois retornarão ao interior do Amazonas, desta vez para Manicoré, no dia 25. No sábado que passou a banda do Pará gravou o seu primeiro DVD internacional, em Angola.  A 23º  Festa do Tucunaré é realizada pela Prefeitura com o apoio do Governo do Estado.

Durante os três dias de festa grupos de pagodes cantarão na praia da Liberdade. Também serão realizadas competições esportivas como futebol de areia, voleibol e o concurso da pesca do Tucunaré. O maior peixe recebe premiação. Durante a semana a Secretaria de Obras do Município promoveu o embelezamento da cidade e deixou a orla mais aconchegante. A festa do fim de semana movimenta o Baixo Amazonas. Em Nhamundá já faltam vagas em hotéis e pousadas para abrigar os visitantes.

Ao passar por Parintins, ontem, o prefeito de Nhamundá Mário Paula indisse que o evento faz  parte da tradição cultural da cidade. “Queremos dar um novo impulso ao turismo com os investimentos que estão sendo realizados nesta festa”, afirmou.

A Ilha de Nhamundá é cercada por mistérios. O “berço do santuário das Amazonas” guarda ainda histórias dos muiraquitãs – pedra verde esculpida em forma de sapo- que seriam os amuletos das índias guerreiras, e ainda o enigmático lago “Espelho da Lua”, que fica a menos de duas horas de voadeira da sede do município. A cidade fica na divisa com o Estado do Pará e do outro lado da margem está localizada a cidade de Faro.

Como chegar

Todas as terças, quintas e sextas-feiras saem os barcos provenientes de Manaus com destino a cidade de Nhamundá. Aviões tipo taxi-aéreo também partem de Manaus. De Parintins sairão embarcações e lanchas expressos. Na viagem de Parintins até Nhamundá o visitante faz a
travessia do Rio Amazonas e navega boa parte em uma área de Proteção Ambiental (APA) denominado lago do Macuricanã, que é uma região com variedades de aves e abundancia de peixes e quelônios, onde nos trajeto é fácil encontrar plantas aquáticas, como a vitória régia.

A banda Calypso é a principal atração da festa do Tucunaré que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 deste mês, no município de Nhamundá. A dupla Joelma e Chimbinha canta na abertura do evento. Um palco está sendo montado na praia da Liberdade para a apresentação da banda paraense.

O cantor Carlinhos do Boi e a banda Arena, de Santarém (PA) agitam o sábado. No domingo acontecerá a escolha da “Garota Tucunaré 2011”. “ Esperamos um público  estimado em 20 mil pessoas”, disse Orsine Junior, da empresa Amazon Show, que organiza o evento.

Show

O show da Calypso começará à meia-noite. Depois de Nhamundá, Joelma e Chimbinha seguirão para Rondônia e depois retornarão ao interior do Amazonas, desta vez para Manicoré, no dia 25. No último sábado, a banda do Pará gravou o seu primeiro DVD internacional, em Angola.

Durante os três dias de festa grupos de pagodes cantarão na praia da Liberdade. Também serão realizadas competições esportivas como futebol de areia, voleibol e o concurso da pesca do Tucunaré. O maior peixe recebe premiação.

Fonte: Acritica

Nenhum comentário:

Postar um comentário