domingo, 9 de setembro de 2012

Paty Faria lança materia sobre Banda Calypso: Saudade!



Boa noite !


Como todos sabem eu comecei a minha trajetória no grande BREGAPOP, e estou lá até hoje, inclusive, dando uma passada em uns textos agorinha me bateu uma saudade de muitas coisas que eu escrevia, e como o público do brega é um pouco diferente do SEU FORRÓ, essa semana resolvi compartilhar as postagens mais bombadas de lá aqui, para vocês acompanharem um pouquinho do meu pensamento neste mundo brega pop louco.

A postagem de hoje fala sobre o ritmo calypso de forma geral. Várias pessoas me criticaram porque escrevi calypso com Y na época, eu não revidei mas agora deixo o recado, calipso com I é um ritmo originário do Caribe, e bem diferente do que é tocado do Brasil, que foi adaptado, bem adaptado, a maioria das bandas inclusive usa com Y mesmo, para mostrar que é bem diferente do ritmo do Caribe.Até na Wikipedia há um questionamento sobre isso.

Por último, gostaria de dizer que essa matéria bateu mais de mil visualizações só no bregapop, e no Cabaré do Timpin mais ou menos isso também. Foi uma das mais polêmicas e comentadas, para quem não viu espero que gostem :

joelma

Saudade ... Direto a saudade bate ... Saudade de anos como 2003, 2004 e principalmente 2005, anos que foram dourados e que renderam muito para o ritmo calypso, em suas diversas nuances e versões, tanto dói essa saudade, que hoje passei a tarde escutando alguns vídeos de bandas como Kassikó, Furação do Pará, Lamazon, Parámazon, Vendaval, Companhia do Calypso, Banda da Loirinha, e principalmente da Banda Calypso há uns 8 anos atrás ou menos, vídeos que em sua maioria, raramente acontecem ao vivo, nos dias hoje, cenas que com certeza não se repetiram novamente, e que nos faz perguntar o porquê um ritmo que trazia tantas performances boas, acabou desse jeito. Por que ?

Ano passado,escrevi uma matéria sobre o fim de uma das maiores bandas do ritmo calypso (FURAÇÃO DO CALYPSO), e da decadência do mesmo, para o site BREGAPOP, foi um alvoroço total, e recebi uma resposta de uma leitora de Belém, dizendo que gostava muito do meu trabalho, mas como eu não era de Belém, estava enganada em dizer que o ritmo calypso tinha acabado, pois ele nunca deixou de tocar no Pará, pois sempre tocava nos bailes da saudade.

Não me ofendi com a crítica da minha estimada leitora, até porque todos têm direito ao livre arbítrio e ao direito de liberdade de expressão, mas fiquei a pensar, será que estou cega, surda, muda?

Em várias pesquisas e em contato com vários amigos paraenses, alguns do meio musical, eles sempre me reclamavam que o ritmo estava morto, e o pior, só não estava sepultado, porque a Banda Calypso, ainda o estava a tocar.

Bom, tudo bem que ela falou que sempre tocava nos bailinhos da saudade, mas o que adianta tocar em bailes da saudade? Cadê o glamour, os figurinos parecendo alegoria de carnaval de escola de samba, os dançarinos dançando pra lá e pra cá sem parar, as encenações, as letras ora românticas, ora engraçadas?

Pelo jeito, irão ficar apenas presas em bailinhos da saudade mesmo ... E isso para mim não é consolo, pelo contrário,é derrota!

Outros me dizem que, foi necessária essa exclusão do ritmo calypso, pois o tecnomelody é uma evolução do mesmo, tanto que hoje a maioria das bandas que eram ritmo calypso ou viraram forró ou tecnomelody, é, realmente, pode ser uma evolução, e apesar de gostar muito de melody, confesso que preferiria mil vezes, virar a mulher das cavernas e não evoluir, apenas para que o ritmo calypso fosse preservado.
Metaleiras afinadas, vários dançarinos, muita cores (algumas bregas até demais), coreografias muito sensuais, e encenações, como sinto falta de encenações ... Sinto falta também de ótimas cantoras como: Nayra Rêgo, Mylla Karvalho, Lenne Bandeira, Joelma Mota, Ana Paula Mota, Leya Sanches, dentre outras, sendo que a maioria aqui citada não está mais na ativa.
Chegamos a um final tão triste e caótico, e o pior, sabendo que a maioria quis chegar a este fim, afinal sempre havia vários fãs da Banda Calypso, que tentava unificar a banda como única, tudo que aparecia era cópia e não prestava (não que não houvessem cópias) haviam, mas bastava bom senso para diferenciar. Hoje, uma grande maioria de fãs pede de volta a essência da Banda Calypso, aquela banda que conquistou todo o Brasil em 2003,2004, assim como sentem falta de outras bandas que tocavam o ritmo.
Talvez tenha sido por preconceito, talvez a Banda Calypso não cedesse espaço para seus conterrâneos, talvez tenha sido pelas brigas e ambições assim como tem acontecido no tecnomelody, afirmar o real motivo seria muita pretensão por minha parte, eu mesma não sei, na verdade seria um pouco de tudo que fora citado.

A esperança talvez exista, a banda Kassikó, por exemplo, lançará em breve um cd em ritmo calypso, para comemorar seus dez anos de carreira, a Banda Companhia do Calypso lançou recentemente seu quarto DVD, com ótimas músicas em ritmo calypso, o que podemos fazer é torcer para que dê certo,e que o ritmo não fique apenas na mão da Banda Calypso, pois desse modo mais cedo ou mais tarde, o ritmo perderá suas raízes, já que está sem chão para se firmar, e muito menos que fiquem restritos a "bailinhos da saudade”, pois de SAUDADE aqui basta!

Sem mais ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário