domingo, 9 de setembro de 2012

Seu Forró entrevista o compositor Renato Moreno


Ele é atualmente o compositor mais requisitado pelas bandas de forró. Suas músicas já foram gravadas pelos principais nomes da música brasileira, como Aviões do Forró, Calcinha Preta, Garota Safada, Mastruz com Leite e Forró do Muído.

Estamos falando dele, Renato Taveira dos Santos, 38 anos, conhecido nacionalmente como Renato Moreno. O Seu Forró entrevistou o autor de "Correndo atrás de mim", tema de 'Avenida Brasil', da Globo. Leia a seguir:

SF: Você iniciou sua carreira compondo para o funk,  porém ganhou notoriedade nacional através do forró. Como surgiu a primeira oportunidade de ter uma música gravada por uma banda de forró?

Renato: Foi em 2005, o Forró Saborear gravou "Mauricinho" e logo depois "Daniela". Essas foram as músicas que abriram caminho para o sucesso de "Obsessão", com o Forró Sacode, e "Só quero ficar", com o Aviões.

SF: Compor exige alguma técnica ou é simplesmente um dom de Deus?

Renato: Dom de Deus, com certeza! Acredito que ninguém aprende a compor, nasce sabendo, só tem que desenvolver, é o meu caso.

SF: A música "Correndo atrás de mim", gravada pela banda Aviões do Forró, está fazendo muito sucesso como o tema da personagem Suelen (Isis Valverde), de 'Avenida Brasil' (TV Globo). Você imaginava que um dia teria uma música sua na trilha sonora da principal novela do país?

Renato: Na verdade a gente sempre sonha, claro que é um sonho bem distante, pois não é fácil ser tema de uma novela, ainda mais das nove. Confesso que chorei  a primeira vez que ouvi minha música tocando na novela, na verdade, até hoje me emociona saber que uma obra minha está sendo levada para todo o mundo. Espero que venha mais por aí!

SF: Em algumas entrevistas você declarou que "Correndo atrás de mim" havia sido escrita especialmente para a novela 'Avenida Brasil', porém essa música já foi gravada por outras bandas do Ceará alguns anos atrás. Como você explica isso?

Renato: Na verdade eu quis dizer que "Correndo atrás de mim" nasceu para a Suelen, pois quando li a sinopse da novela, na mesma hora senti que aquela era a música ideal para a personagem. Mandei para o diretor, ele aprovou na hora!

SF: Já houve alguma composição que você não gostou, porém acabou se tornando sucesso?

Renato: Sim, algumas. "Ela gosta da pisadinha" (Garota Safada) e "Hoje eu tô tão bandida" (Forró dos Plays) foram muito além do que imaginei.

SF: Rita de Cássia é considerada a maior compositora de forró de todos os tempos. O que você acha do trabalho dela?

Renato: Rita é uma amiga pessoal, sou fã, já admirava o trabalho dela muito antes de começar a compor. A música dela que mais gosto é "Saga de um vaqueiro", que considero um obra prima.

SF: Quais os próximos artistas do forró que irão gravar suas musicas?

Renato: Vem muita novidade por aí, mas ainda não posso revelar tudo, o que posso dizer é quem vem músicas novas com Aviões do Forró, Toca do Vale, Guilherme e Santiago, Gusttavo Lima, entre outros.

SF: Quais os artistas do forró que você mais gosta?

Renato: Gosto muito de Aduilio Mendes, Xand Avião, Batista lima, Dão Lopes e Wesley Safadão. Com relação a cantoras, eu gosto de Solange Almeida, Eliane, Walkyria Santos e Márcia Fellipe.

SF: Há algum artista/banda que você gostaria que gravasse uma música sua?

Renato: Sim, Eliane do forró e banda Magníficos, gosto muito!

SF: Deixe uma mensagem aos internautas do Seu Forró:

Renato: Agradeço a toda galera que curte meu trabalho e também ao site Seu Forró. Fiquem ligados em tudo o que faço através das minhas redes sociais: Twitter ( @RENATOMORENNO ) e Facebook  ( Renato Moreno III ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário