sexta-feira, 8 de junho de 2012

Forrozão do Galo encerra sua terceira edição mostrando a força da cultura pernambucana


Artistas pernambucanos encerram a terceira edição do Forrozão do Galo com homenagem a Luiz Gonzaga. Fotos: Anderson Maia

Pernambuco é um Estado dos mais ricos em cultura popular. No carnaval, o maior bloco do planeta, o Galo da Madrugada, há quase três décadas e meia abre oficialmente os festejos de momo da capital do Estado, fazendo as ruas do Centro do Recife serem completamente tomadas por quase dois milhões de apaixonados pelo frevo que é nosso. Há três anos, o Clube das Máscaras fundado pelo saudoso Enéas Freire tem mostrado, com mais uma festa nas ruas - feita pelo povo e para o povo -, que, ao que tudo indica, o São João também começa no Galo da Madrugada. E começou muito bem. Na noite de ontem (02), artistas pernambucanos souberam dar continuidade ao espetáculo iniciado na sexta (01), com um show da mais pura riqueza local para uma multidão que voltou para sentir, novamente, a "quentura" do xote, do xaxado, do baião e do arrasta-pé que nem mesmo a chuva foi capaz de esfriar. Juntos, no palco, os cantores Santanna, Nádia Maia, Irah Caldeira, Andrezza Formiga, Roberto Cruz, Antônio Marinho e Paulinho Leite encerraram a terceira edição do Forrozão do Galo, por volta da 1h já do dia 03, da melhor forma possível: homenageando o mestre e precursor de toda essa festa, Luiz Gonzaga - que completaria, em 2012, 100 anos -, com um pout-pourri de clássicos do "Velho Lua".

"Sentimo-nos muito gratificados pelos frutos do que foi organizado por toda a diretoria do Galo, vendo essa multidão de forrozeiros gostando e participando da festa desde as 19h até as primeiras horas da madrugada nesses dois dias. Esperamos a cada ano conseguir fazer essa abertura oficial do São João do Recife cada vez melhor pra todas essas pessoas. Tudo parece que está tendendo mesmo para esse novo mote cantado por alguns artistas que aqui passaram, de que não só o carnaval começa no Galo da Madrugada, mas, agora, também o São João. Esperamos que isso aconteça", comemorou o presidente do Galo, Rômulo Meneses.

A exemplo da sexta-feira, a festa de ontem também contou com a animação de três trios elétricos. Os cantores Benil, Fabiana - que também participaram, ontem, nos trios - e Ed Carlos arrastaram o público com muito arrasta-pé desde o início da Avenida Dantas Barreto (sentido cidade/subúrbio) até o local do evento. Animação também no palhoção montado em frente ao palco, com muito forró pé-de-serra, coco, ciranda e apresentação de quadrilha junina. Apresentaram-se, ainda, no palco Rogério Rangel, Terezinha do Acordeon, Beto Hortis e André Macambira.

Veterano no Forrozão do Galo, o cantador Santanna frisou, em entrevista ainda no camarim, a importância do acesso do povo aos festejos por eles mesmos criados. "A festa junina é uma festa da sociedade. Eu acho que todo mundo tem que participar; e o Galo, que dispensa comentários, porque é um sonho que se tornou realidade e, hoje, é uma das maiores realidades do mundo, está tomando a iniciativa de fazer o seu arraial para o povo e eu sou totalmente favorável a isso", disse. A colega Nádia Maia também parabenizou a iniciativa: "é uma felicidade muito grande poder participar, pela segunda vez, dessa confraternização do nosso povo nordestino e, em se tratando do centenário de Luiz Gonzaga, a alegria é em dobro. A diretoria do Galo está de parabéns e a população é quem ganha com isso, pela oportunidade de estar vendo o nosso trabalho bem de pertinho. Viva à gente, viva o Nordeste, viva Luís e viva o Galo da Madrugada!"

O Forrozão do Galo 2012 foi uma iniciativa do Clube das Máscaras O Galo da Madrugada, com o apoio do Extra supermercados, Skol, Protex e Sorriso. Confira mais fotos e vídeos dos dois dias do evento em nossa página no facebook: www.facebook/galodamadrugada

Nenhum comentário:

Postar um comentário