terça-feira, 4 de outubro de 2011

História da Musica Chorando Se Foi

Antecedentes


"Chorando Se Foi" é uma tradução não-autorizada de "Llorando Se Fue", uma canção acústica gravada pelo grupo de música andina boliviana Los Kjarkas. O uso não-autorizado resultou em um processo entre os integrantes do Los Kjarkas e o produtor Jean-Claude Bonaventure que terminou em um acerto financeiro entre os dois lados que cuja quantia nunca foi publicada. A tradução para o Português foi feita por Chico de Oliveira, pseudônimo de Olivier Lorsac.

Posteriormente O Grupo Los Kjarkas autorizou em 1985, as versões em português de Márcia Ferreira e José Ari.

Sucesso


'"Chorando Se Foi"' se tornou um sucesso mundial instantâneo após ter sido lançado como o primeiro single do álbum World Beat, o primeiro álbum da banda Kaoma, no verão de1989 do hemisfério norte. Estima-se que este compacto tenha vendido mais de cinco milhões de cópias no mundo todo.

A canção atingiu o primeiro lugar nas paradas da Áustria, do Brasil, da França, da Noruega, da Suécia e da Suíça quase que simultaneamente. Também atingiu um sucesso relativamente alto em países de língua inglesa, - um fato muito raro para canções brasileiras -, tendo atingido a 5ª posição na Austrália, a 4ª no Reino Unido e a 46ª nos Estados Unidos.

Na lista de fim de ano do Brasil, a canção apareceu n4 8ª posição, tendo superado até mesmo o sucesso de "Vogue", número 1 de Madonna. Na lista de fim de ano da França, a canção entrou no 1º lugar, onde chegou a vender quase 2 milhões de cópias e permanecer no 1º lugar por doze semanas seguidas nas paradas.

Outras Versões


Na França, "Chorando Se Foi"' ganhou um cover do grupo Carioca e este acabou sendo lançado como single posteriormente, debutando na 22ª posição nos charts franceses. Devido a seu enorme sucesso, Kaoma fez algumas versões em inglês e espanhol da música. Na mesma época, a música ganhou covers das cantoras brasileiras Fafá de Belém e Ivete Sangalo, sendo regravada novamente pelo grupo de forró Calcinha Preta.

Em 1990, a apresentadora de televisão Xuxa Meneghel lançou um disco intitulado Lambada da Xuxa, que vendeu cerca de cem mil cópias no Brasil.

Em 2010, o cantor brasileiro Nando Reis em parceria com a banda de fórro Calypso interpretou a canção para o seu álbum "MTV Ao Vivo Bailão do Ruivão com Nando Reis e Os Infernais" Lançado em novembro do mesmo ano.

Em 2011, a cantora mexicana Anahi incluiu a canção na setlist da sua "Mi Delirio World Tour". Exclusivamente No Brasil, Anahi cantou esta música em português, já nos demais países ela a executou na versão em espanhol "Llorando se Fué".

No mesmo ano, a cantora Jennifer Lopez lançou o single "On the Floor", que sampleia a música em diversos trechos. Com esta canção, ela voltou com tudo às paradas de sucesso, conseguindo alcançar a 3ª posição da "Billboard Hot 100".

Ainda no mesmo ano, o cantor latino Don Omar chegou ao primeiro lugar no Top Latino Songs, da Billboard, com a versão "Taboo".

Entretanto, o compositor de Bollywood Bappi Lahiri, foi até aos jornais indianos e alertar sobre as similaridades de "On the Floor" com sua música "Sochna Kya Jo Bhi Hoga Dekha Jayega", gravada por ele no ano de 1990. Ele Disse: "Todo mundo sabe que 'On The Floor' tem um toque de lambada, ela é idêntica à minha música, A abertura é idêntica. Eu trouxe a lambada à Índia há um tempo atrás. O crédito dela é meu". Porém, vale lembrar que a música "Chorando Se Foi" do grupo francês Kaoma e da vocalista brasileira Loalwa Braz e foi gravada em 1989, 1 ano antes de Lahiri.

O sucesso da canção deu início a um interesse momentâneo pelo já esquecido ritmo da lambada, que foi tema de dois filmes estadunidenses lançados no mesmo dia (The Forbidden Dance e Lambada) e de um ítalo-brasileiro "Dançando Lambada" e conta com as participações especiais do dançarino Carlinhos de Jesus e da cantora Elba Ramalho.

- Versao Original







- Artistas Que Gravaram A Musica:

Kaoma







Magnificos







Ivete Sangalo







Calcinha Preta







Nando Reis e Calypso:







Djavu ¬¬







Jennifer Lopez







Dom Omar (a melhor na minha opinião)





Nenhum comentário:

Postar um comentário