quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Festival da Baía das Gatas, em Cabo Verde, celebra músicas da Lusofonia



Na sua 29.ª edição, o Baía das Gatas, segundo a organização, "resolveu dar um abraço à Lusofonia, convocando para a festa" grupos e artistas dos países que enforma a CPLP.

No palco da praia mais famosa da ilha de São Vicente estarão grupos oriundos do Brasil (Banda Calypso), Portugal (Santos e Pecadores), Angola (Adi Cudz), Moçambique (Big Brother), Guiné-Bissau (Super Mama Djombo) e, claro , de Cabo Verde. De fora fica apenas São Tomé e Príncipe, devido a "dificuldades" em encontrar "os contactos" de um grupo desse país, conforme explicou à Inforpress o vereador da Cultura e presidente da comissão organizadora do festival, Humberto Lélis.

Para a noite de hoje estão previstas as atuações do coletivo Big Brother de Moçambique, que integra Stewart Sukuma, Neyma, Sizaquiel e Dilon Djindji, e da banda Santos e Pecadores de Portugal.

Para sábado, a programação prevê o espetáculo do grupo Super Mama Djombo, da Guiné-Bissau, seguindo-se-lhe o artista Adi Cudz, de Angola, a Banda Calypso, do Brasil e, a fechar, Jorge Neto de Cabo Verde.

No domingo, a abertura será feita pelo grupo mindelense Os Batistinhas, seguidos dos Lostway, Batchart, Alpha Blondy e Cordas do Sol.

Um dos momentos mais aguardados do festival é a atuação, prevista para hoje, de um coletivo de vozes da ilha de São Vicente, que vai interpretar temas do compositor JotaMont, que inclui Tito Paris, Titina Rodrigues, Constantino Cardoso, Jorge Sousa, Diva Barros, Manecas Matos e Jennifer Soledad.

O homenageado Jorge Monteiro (JotaMont), cujo centenário do nascimento se comemora este ano, nasceu a 01 outubro de 1913, e faleceu no Mindelo a 21 de novembro de 1998, aos 85 anos.

Professor de música, maestro e fundador das bandas municipais de São Vicente e da Praia, JotaMont é o autor de célebres composições (mornas, sobretudo) gravadas e regravadas por grandes nomes da música cabo-verdiana, como Cesária Évora e Bana.

Para garantir a segurança, mais de 300 elementos da Polícia Nacional (PN) e das Forças Armadas estarão na praia, durante os três dias do festival, além dos 24 efetivos do corpo de bombeiros municipais.

O festival da baía das gatas também tem movimentado o turismo na ilha nos últimos dias.

Os dados estatísticos da ASA, a empresa que gere os aeroportos de Cabo Verde, dão conta de que a presença de turistas na ilha ultrapassou as expectativas.

Em relação ao mesmo período, do ano passado, no que toca a passageiros de voos internacionais, os números de 2013 ultrapassam largamente os do ano anterior: 3.241 passageiros em 2013, para 2.892 em 2012.

Os hotéis, pensões e residenciais estão já com taxas entre os 90% e 100% de ocupação, para os dias de duração do festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário