sábado, 2 de março de 2013

Entrevista de Joelma para o Jornal AQUI-PE

A Boa Nova de Joelma

 Joelma da Silva Mendes sempre cantou e dançou ao som de batidas de carimbó , merengue , lambada e do próprio calipso ,nome que batiza a banda que lidera ao lado do marido ,o guitarrista Chimbinha ,desde 1.999. Mas a paraense de Almerim quer levar a religião para os palcos . Vai lançar um CD de música gospel , "um sonho antigo ",sem abrir mão de novidades como um disco da Banda Calypso voltado para o mercado latino e um filme sobre o casal , tendo Deborah Secco como sua intérprete .
 Com média de cinco shows por semana , Joelma conhece bem os aeroportos do Brasil. Por isso , ela os evita sempre que pode .Ao telefone , a cantora da Calypso parecia irritada por precisar realizar o check-in presencial na companhia aérea pela qual iria viajar ,do Recife para Goiânia ,onde realizaria um show ." O Chimbinha não pode fazer por mim ? Não é possível que eles não aceitem .É o Chimbinha .,todo mundo sabe.",dizia .
O que pode soar como estrelismo é,na verdade , trauma. Desde que  o avião particular da banda caiu ,em 2008,no bairro de San Martin,matando duas pessoas , o grupo só viaja em voos comerciais. "É mais seguro",acredita a loira. Nesta entrevista ,Joelma fala sobre a fé através da música ,os dramas pessoais e a convivência com cantoras que admitem ou não a sua influência .(Camila Souza)

Entrevista>>Joelma

>>Paulinha sua secretária ,pediu que eu ligasse após as 10h,porque você costuma acordar tarde ...
Na verdade , eu acordo cedo . Mas os meus primeiros minutos do dia são dedicados ao Senhor,por isso acabo reclusa por mais tempo .Hoje mesmo ,despertei às 6h e comecei minhas orações . Preciso agradecer por mais um dia.

>>Você é evangélica ?
Nasci em família evangélica. Na minha adolescência , a minha família se afastou , mas assim que montei a Calypso , retornei ao evangelho. Não frequento uma igreja específica .Eu e o Chimbinha levamos a igreja para casa.Recebemos amigos da Renovo,Assembléia de Deus e Igreja Batista.


>>Você não sofre preconceito por ter carreira artística distante do que a igreja costuma apreciar ?
Demais,principalmente por parte dos evangélicos .Falam que eu devo desistir e começar a cantar para Deus,mas eu respondo que canto para Ele.
Cantar música gospel sempre foi uma vontade minha .Ao longo desses 14 anos de carreira ,tentei incluir ,pelo menos , uma música do gênero nos Cds .Para este ano ,pretendo reuni-las em um álbum ,com mais algumas inéditas (serão sete regravadas e 5 inéditas ).Vou soltá-las na internet e gravar o CD ao vivo em um show com os meus fã clubes de São Paulo .Mas será um projeto paralelo.


>>E o Chimbinha ?
Ele também vai tocar um projeto só dele .Faz 16 anos que produziu uma guitarrada. Muta gente que curte vinha cobrando.Mas não tinha tempo ,até que o nosso filho ,Yago,que também é guitarrista ,pediu e ele resolveu atender .


>>Além de Yago(17), você tem Nathália(23) e Yasmin(8), e em 2009,engravidou de novo,mas acabou sofrendo um aborto espontâneo. Ainda pretende aumentar a prole ?
Lá para os 45 anos,sim(Joelma tem 38 anos).A carreira torna tudo muito corrido.Mais para frente,tentamos.Caso eu não consigo,adoto.


>>A Calypso planeja um CD espanhol para 2013.Você domina o idioma ?
Estou estudando muito .É verdade que cantar é mais fácil do que falar ,já que basta decorar as letras,mas venho me dedicando .A ideia de gravar em outra língua é enveredar pelo diferente .Já fizemos de tudo durante a carreira.Por isso ,o CD em espanhol. Ele será produzido em Miami.


>>E quanto ao ISSO É CALYPSO - O FILME ,vocês estão acompanhando a produção ?
Não muito .Depois que aprovamos o roteiro, estamos acompanhando a distância .O que eu sei é que as gravações começam em maio e o filme contará desde a nossa infância .A princípio ,não vamos aparecer e ainda não ficou definido quem vai interpretar o Chimbinha .O Bruno Gagliasso desistiu por causa da incompatibilidade de agenda , mas a Deborah Secco já está nos acompanhando em shows. Ela visitou a minha casa e,mês que vem ,viajará com a gente .

>>No Recife ,a Musa do Calypso ( u.u ) disse ter se inspirado em você .Como você enxerga servir de referência para os outros ?
Uma responsabilidade imensa ,mas artista é isso .Tudo o que eu faço e falo é referência para as pessoas .Sou um modelo .Por isso tenho tanto cuidado com o que eu coloco nas minhas letras e faço no palco.É delicado, mas gratificante.

>>Você tem contato com artistas do Pará, como a cantora Gaby Amarantos (u.u) ?
Não tenho nenhuma aproximação com ELA . Na verdade ,como estou morando há mais de dez anos fora,não tenho contato com os artistas de lá.A única com que nós temos proximidade é Lia Sophia(artista MPB).Ela ,inclusive ,já cantou com a gente ,é linda e muito talentosa .

>>As fotos dessa matéria são do encontro marcado na Clube Fm

Nenhum comentário:

Postar um comentário