segunda-feira, 7 de maio de 2012

Blog alfineta Banda Calypso!


Recentemente,  a dupla de bregas que atende pelo nome de Banda Calypso (que nada tem do citado ritmo caribenho), deu uma declaração típica de alguém que não possui uma adequada informação musical, numa prova de que todos os bregas de hoje - sem exceção - são completamente desprovidos de conhecimento musical, mostrando que música não é a vocação deles e que eles estão nessa por causa de gordos lucros financeiros. Exclusivamente financeiros.

Um deles (não vou ficar perdendo tempo sabendo qual deles) disse que "os Beatles eram considerados bregas no início, hoje são consagrados, igualzinho o que acontece com a Banda Calypso". Temos que verificar a veracidade dessa declaração antes de aceitá-la. Só essa frase vai exigir muito para tentar medir o tamanho da bobagem dita.

Um universo inteiro separa os geniais Beatles dos medíocres cafonas da Banda Calypso. Não dá para comparar. É o mesmo que pegar uma baleia azul (Beatles) e igualar a uma ameba (Banda Calypso). Vamos ter que ir ao começo dos Beatles para provar que os dois cabeças de bagre, que se acham os novos donos da decrépita cultura brasileira, estão completamente errados.

Pra começo de conversa, os Beatles nunca foram vistos como "bregas". Claro que quando eles surgiram, não foram compreendidos, tendo uma repercussão parecida com o que, por exemplo, o Jonas Brothes tem hoje. Isso apesar dos Beatles comporem e arranjarem suas músicas, sem a interferência de alguma gravadora ou empresário. Quem assistiu o filme Backbeat, como eu (e eu recomendo todos a assistirem), sabe como eram os Beatles no início.

Claro que o som dos Beatles do início, apesar da qualidade comprovada, ainda era meio "verde" fraco, imaturo. E só para lembrar: o prestígio da banda, na verdade, só foi conquistado a partir de 1965, quando ao abandonarem os shows com platéias ensandecidas (até então ninguém havia entendido nada), passaram a elaborar melhor a sua sonoridade, se tornando a melhor banda de todos os tempos, como sabemos até agora. Ou seja, para ganhar prestígio e respeito, houve a necessidade de amadurecer a sua postura, coisa que nem passa pela cabeça dos retardados da Banda Calypso, que preferem ganhar prestígio às custas de muito jabaculê, dada a incapacidade total de amadurecer sua sonoridade claramente popularesca (de povão). O Calypso quer melhorar o seu "reconhecimento", sem mexer uma só palha de tudo aquilo que é ridículo em sua sonoridade ou na sua imagem.

Que os integrantes da banda continuem ganhando seu dinheirinho, já que a população brasileira passou a não exigir nada de cultura e lazer, aceitando qualquer porcaria. Mas quando derem entrevistas, falem apenas do que sabem, para não falar besteira. Que não usem de artifícios e pseudo-associações, na intenção de se auto-promoverem gratuitamente. Que se conformem com o estrondoso sucesso comercial, sem querer de posar de "intelectuais", na tentativa de algum reconhecimento perpétuo que não combina com bregas da espécie deles, todos feitos apenas para fins puramente lúdicos, para serem automaticamente descartados após umas horinhas de festa.

Os bregas têm que se contentar com o vastíssimo espaço que já possuem. Que eles parem de querer o espaço, já bem reduzido, que está reservado aos verdadeiros artistas dispostos a fazer uma cultura realmente séria e criativa, limpos da imaturidade patética dos bregas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário