sábado, 25 de maio de 2013

O Fim de Um Patrocinio a Cultura Pernambucana

Em 2009 ele estava lá, contribuindo para que o São João de Caruaru se consolidasse como o melhor e maior São João do mundo. Na ocasião, levou à capital do Agreste uma atração de peso, a banda Calypso. No mesmo ano realizou uma série de ações promocionais envolvendo clientes e o grande público dos festejos juninos. Foram convites para quadrilhas e eventos especiais, distribuídos gratuitamente. Trio elétrico exclusivo, cordão de isolamento, carros de apoio. O patrocínio foi um sucesso.

Banda Calypso no São João. (Foto: DIvulgação).

Em 2010, novamente ele estava lá e dessa vez as ações encheram-se de grandiosidade e foram parar nas alturas. Isso porque clientes vips e alguns caruaruenses ilustres foram convidados a assistirem a shows e outros eventos juninos passeando em um belíssimo vôo de balão. E não parou por aí. Ele também trouxe camarotes exclusivos, patrocínio em alta escala à festividade em quase 30 dias de evento e um traslado pela cidade em um ônibus enfeitado, contando com a presença das principais atrações da festa.

Em 2011, retornou. Dessa feita em parceria a outras empresas de porte que também deixaram a sua contribuição nos festejos juninos caruaruenses. As ações agradaram aos clientes que saíram satisfeitos com a organização, e o público local que, grato, observava toda a decoração trazida pelo importante patrocínio de uma cultura humana e imaterializada. Em 2012, os bonecos gigantes com a insígnia dele, desfilaram pelos principais pólos de atrações da cidade, trazendo mais uma vez a alegria para milhares de pessoas que puderam desfrutar com as mais variadas ações promocionais.

E em 2013. Onde ele está? O “ele” é o cartão Hipercard, que sob a tutela do Banco Itaú, em todos estes anos citados contribuiu para a perpetuação da cultura e para a efetividade das manifestações artísticas juninas do povo pernambucano. Mas neste ano a empresa eximiu-se da iniciativa e desfez-se de uma parceira que tanto sucesso fez entre o público do São João de Caruaru.

Foi assim mesmo que a maioria dos clientes reagiu à essa atitude do Hipercard. José Jorge, 49, engenheiro agrônomo, disse que a marca perdeu seu grande carro chefe de popularidade: “as pessoas viam o cartão de uma melhor forma, quando o viam patrocinando uma festa tão importante quanto o São João de Caruaru”. Márcia Alves, 45, cliente da empresa há mais de 10 anos, afirmou ter ficado muito decepcionada com a notícia: “já estava acostumada com as ações do Hipercard no São João de Caruaru e de certa forma me sentia privilegiada por ser cliente do cartão. Fiquei decepcionada”.

João Marcos, 39, formado em direito, disse que a cultura pernambucana perde um grande aliado com essa ausência do Hipercard: “o ônibus todo o enfeitado e o balão, me deram uma outra visão muito interessante do São João de Caruaru, de uma forma que nunca tinha visto ainda. Acho uma grande perda para a cultura pernambucana”. Mesmo certa de que a edição 2013 dos festejos juninos caruaruenses estão em boas mãos a aposentada Júlia Cavalcante, 69, lamentou o fim da parceria: “eu sei que o São João de Caruaru desse ano vai ser muito lindo, tem muita coisa boa, principalmente os artistas da terra (…) mas como sou cliente do Hipercard, gostava das ações promovidas pelo cartão”.

Morador do agreste do estado, o jovem Jony Alves destacou a importância de todos os patrocinadores do grande evento que é o São João de Caruaru: “pra mim não é hora de separar ou dividir forças, mas sim de continuar mostrando ao mundo a força do nosso São João. A ausência do Hipercard vai ser sentida como a de qualquer parceiro da cultura que desiste de dar sua parcela de contribuição”. Mas o São João de Caruaru continuará. Firme e forte. O desafio já foi lançado e é o de fazer o melhor São João que o mundo já viu. Mesmo sem o patrocínio “dele”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário