segunda-feira, 23 de abril de 2012

Camila Pitanga comanda nova temporada do "Som Brasil''


Artistas consagrados e novos nomes da música brasileira deverão passar pelo "Som Brasil'' (Globo). Após cinco anos, o programa deixa de apresentar canções de um determinado cantor para homenagear os movimentos e gêneros musicais.

A atriz Camila Pitanga continua no comando da atração. "A música é extremamente presente na minha vida, e o programa é uma maneira de me envolver mais com ela.''

Na estreia da temporada que terá nove episódios - com exibição toda última sexta-feira do mês-, Camila apresenta uma homenagem à música nordestina dos anos 1970 e recebe dois grandes artistas do período: Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. Além de canções já conhecidas, eles apresentam juntos "Táxi Lunar'', de Zé Ramalho.

Outros nomes da música também estão escalados para as próximas edições do "Som Brasil'', que falará de movimentos como a Jovem Guarda, o Clube da Esquina (criado por Milton Nascimento e os irmãos Marilton, Márcio e Lô Borges), o brega e os festivais. Wanderléa, Golden Boys, Jerry Adriani e Erasmo Carlos são alguns nomes já confirmados.

Entre as surpresas musicais estão as parcerias entre a Banda Calypso e Wanderléa em "Prova de Fogo'' e "Pare o Casamento'', além do encontro do Restart com Jerry Adriani em "Doce Doce Amor''.

Já Nuria Mallena, Karina Buhr e Zé Cafofinho, revelações da música brasileira, são alguns dos intérpretes escalados para apresentar versões próprias de canções já consagradas. "Os artistas ficam livres para fazer as releituras. A ideia é mostrar como eles enxergam cada canção'', diz o diretor Luiz Gleiser.

Por trás de cada programa, um grupo de dez maestros estuda e define o repertório e repassa aos artistas que trabalham por um mês na produção das músicas. Uma semana antes, um ensaio geral é feito para acertar os detalhes da apresentação, que é dividida entre os quatro palcos da atração. Segundo Gleiser, o "Som Brasil'' já lançou 120 artistas, entre grupos e intérpretes, que nunca haviam participado de um programa de televisão.

Feliz em retornar ao "Som Brasil'', Camila Pitanga afirma que o encontro entre o passado e o futuro é o que ela mais admira na atração. "O programa é um documento histórico da música popular brasileira'', define.

Nenhum comentário:

Postar um comentário