domingo, 29 de abril de 2012

'Estão me chamando de Chayene', diz Joelma


Rio - Com seu cabelão solto e figurino extravagante, Joelma, vocalista da banda Calypso, foi uma forte referência para a criação de Chayene, a rainha do eletroforró vivida por Cláudia Abreu em ‘Cheias de Charme’. A semelhança entre a musa paraense, que gravou esta semana uma participação na novela das sete, e a personagem já caiu na boca do povo. “Estão me chamando de Chayene na rua. Acho legal”, revela Joelma, alertando que as duas só têm em comum a aparência: “O cabelo é muito parecido, mas os trejeitos, não. Ela é muito louca. E depois, lá em casa eu não mando em nada (risos)”.

A cantora também já teve empregada deslumbrada, assim como Chayene, que é idolatrada por Rosário (Leandra Leal), a cozinheira que sonha com a fama. A diferença é que a funcionária de Joelma não durou muito tempo no serviço. “Uma vez, eu passava para ir à academia e ela estava no telefone contando tudo: ‘Eu tô aqui na casa da Joelma, da banda Calypso, eu sou babá da filha dela’. É claro que não deu certo porque ela não era uma babá profissional”, conta.

Joelma da banda Calypso grava participação em 'Cheias de Charme' | Foto: Divulgação

Atualmente, Joelma tem quatro empregados trabalhando em sua casa, mas diz que a relação é supertranquila. “Às vezes, eles sentam à mesa e comem com a gente. Não tem essa coisa de separar, até porque são muito profissionais. Eles não misturam as coisas”, garante.

Com mais de 10 milhões de CDs vendidos em 12 anos de carreira, Joelma conta que sofreu muito preconceito quando começou com o Calypso, ao lado do marido, o guitarrista Chimbinha. Ninguém queria lançar os discos da banda, que passou a produzi-los de forma independente.

“No início, a gente abria shows para bandas maiores. Havia um preconceito muito forte simplesmente por sermos do Norte. Quando eu dizia para alguém que era do Pará, parecia que eu tinha uma doença contagiosa”, lembra ela. “Tive um empresário que não queria que eu dissesse que era do Pará. Ele me levou em uma rádio e me mandou dizer que eu era de São Paulo”, completa.

Hoje, Joelma grita o nome de sua cidade natal ao abrir cada apresentação. “Fazemos shows para todas as classes, inclusive shows fechados, com duas, três mil pessoas”, diz. No início, o figurino espalhafatoso ajudou a chamar a atenção. “A gente tinha que inventar para atrair o público. Foi aí que surgiram as roupas diferentes”, confessa.

Cena vai ao ar no dia 5

CLÁUDIA ABREU: Joelma conversou com Cláudia Abreu sobre Chayene. Segundo a cantora, a atriz quis saber como ela se preparava para os shows e para a possibilidade de o sucesso acabar, já que a personagem deve passar por uma fase de decadência na novela. “Nunca pensei na vida em ser famosa”, diz Joelma.

TRILHA SONORA: A cantora paraense acha que a novela vai ajudar a popularizar ainda mais a música da banda, uma mistura de calipso, brega pop, zouk, lambada e carimbó. “Se um artista acontece aqui no Sul e vai para a TV, ele vai para o Brasil todo e para outros países rapidamente. Agora, se acontece no Pará e vai para TV, só fica por lá mesmo”, diz.

NA NOVELA: Joelma vai cantar com Chayene e Fabian (Ricardo Tozzi) a música ‘Se Você Me Der’, em cena que vai ao ar a partir do dia 5 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário