sexta-feira, 5 de julho de 2013

Maior São João do Cerrado quer transformar Ceilândia em polo turístico

Maior São João do Cerrado quer transformar Ceilândia em polo turístico
A mais populosa Região Administrativa do Distrito Federal, Ceilândia, foi construída a partir de uma Campanha de Erradicação de Invasões. No início, a maioria da população era formada por nordestinos que ajudaram a construir a Capital Federal e mantiveram vivos costumes como, ir à feira, consumir comidas típicas e dançar o forró "Pé de serra". O legado se transformou em um grande cenário para o Maior São João do Cerrado, que contribui para a ampliação da visibilidade da cidade como polo de turismo do DF.


"Minha ideia era fazer essa festa na Concha Acústica. Passei quatro anos com esse projeto sem tirá-lo do papel. Um amigo me alertou que eu estava no lugar errado e me levou para conhecer Ceilândia. Foi a mesma sensação de estar no interior do nordeste", conta a idealizadora do projeto, Edilane Oliveira.

Segundo Edilane, a alegria, irreverência e ritmo acelerado da cidade a fizeram mudar os planos. Já foram seis edições de sucesso de público. A última reuniu mais de 800 mil pessoas, das quais cerca de 15 mil eram turistas.

A ideia de potencializar a região como ponto de turismo encontra respaldo na Secretaria de Turismo do Distrito Federal. Segundo o secretário de Turismo Luis Otávio Neves, sempre houve um grande interesse pela cultura da cidade.

"Sempre acreditei no potencial daquela RA. Por várias vezes ressaltei que a feira da Ceilândia, por exemplo, tem que ser vendida lá fora. É um cenário incrível", disse. "Com o trabalho que a Edilane tem feito, por meio do Maior São João do Cerrado, temos uma motivação a mais para investir naquela região."

A festa acontece anualmente com o objetivo de aproximar a população nordestina das raízes e mostrar um pouco dessa cultura para os brasilienses. Este ano, o evento ocorrerá entre os dias 7 3 11 de agosto, no Ceilambódromo.

Devido ao grande sucesso junto ao público, que tem entrada gratuita, muitos artistas fazem questão de participar. Nesta edição, a Banda Calypso irá gravar um VD durante a festa. Também estão confirmadas atrações como Elba Ramalho, Alceu Valença, Garoto Safada e Aviões do Forró.

O projeto é realizado com patrocínio (Petrobras, Sky, Casas Bahia, LG, Óticas Diniz) e com co-realização do Governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Estado de Cultura e da Administração Regional de Ceilândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário